Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa PRÓ-Inclusão

Área do conteúdo

Equipe

Profª. Drª. Francisca Geny Lustosa
Coordenadora do Grupo
e-mail: franciscageny@yahoo.com.br

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em  1999, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2003 e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2009. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministra as disciplinas de Educação Especial, Educação Inclusiva, Práticas de Ensino em Educação Inclusiva e Letramento e Alfabetização. Tem experiência na área de Educação Inclusiva , atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, alunos com deficiência, inclusão, alfabetização e letramento.  É assessora do Instituto Nacional de Educação Especial do Ministério de Educação de Angola. Atualmente é pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE) e professora do programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9802514363178311


Profª. Drª. Camila Almada Nunes
Doutora em Educação
e-mail: camilalmada@hotmail.com

Doutora em Educação (UFC). Mestra em Educação (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Membro-Colaboradora do Grupo de Pesquisa PRÓ-Inclusão. Atua principalmente na área de formação de professores, prática pedagógica, educação inclusiva, letramento e alfabetização. ORCID – Open Research and Contributors Identification: 0000-0001-6000-5645. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8469631745924020.

 


Profª. Drª. Disneylândia Maria Ribeiro
Doutora em Educação
e-mail: prof.disney@gmail.com

 É Professora do Departamento de Educação, do CAPF/UERN; Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco (conceito Capes 5); Especialista em Educação, na área de Formação do Educador pelo CAPF/UERN (2007), Graduada em Pedagogia (2003) pelo CAPF/UERN. Atuou como professora da Educação Básica no período de 2006 a 2010, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atuou no período de 07/2012 – 03/2014 na coordenação do Curso de Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação de Professores no CAPF/UERN. Atuou como coordenadora da Comissão Setorial de Avaliação do Curso de Pedagogia no período de 04/2012 a 03/2014. É líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Membro-colaboradora do “Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão:Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores”. Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – AIIIIPe. Tem interesse de pesquisa em Educação Inclusiva, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Saberes e Formação Docente. Lattes: https://lattes.cnpq.br/7845025725450590.


Fabiana Maria Barbosa de Sousa
Mestranda em Educação
e-mail: fbmsousa09@gmail.com

Graduação em pedagogia (UNIFOR), Letras (UVA), Serviço Social (UECE), ESPECIALISTA: Psicopedagogia ( FLACSON), Atendimento Educacional Especializado (UFC), Coordenação e Gestão (FMB), MESTRANDA em Educação Brasileira (UFC) e membro do Pró-inclusão. ORCID – Open Research and Contributors Identification: 0000-0002-7156-0633. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0111880520253200.

 


Francisca Sueli Farias Nunes
Doutoranda em Educação
e-mail: franciscasfn@gmail.com

Doutoranda da Linha de pesquisa Linguagens e práticas educativas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Alfabetização de Crianças pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Cearense (FaC) e do município de Fortaleza/CE; Experiência na área da Educação Especial, com ênfase em Formação de Professores Alfabetizadores e da Educação Especial. Membro do grupo Grupo Pró-inclusão: Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial, Inclusiva e Alfabetização, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, vinculado à Faculdade de Educação FACED/UFC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2618383037690282


Felipe Peixoto Gomes
Mestre em Avaliação de Políticas Públicas
e-mail: flip.peixoto@gmail.com

Bacharel em Eng. Civil – UFC, Especialista em Gestão de projetos – Estácio de Sá, Mestrando em Avaliação de Políticas públicas – UFC e Servidor público – UFC. Atualmente pesquisando sobre as políticas públicas de educação inclusiva para PcD da UFC, conduzindo uma avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2012) dessas políticas. O estudo, de perspectiva quantitativa e qualitativa, abarca diversas dimensões do objeto de estudo, envolvendo análise documental, análise numérica de dados obtidos de fontes secundárias (INEP e UFC), análise de questionários aplicados aos estudantes e entrevistas com gestores envolvidas nas políticas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3306236623454933.


Profª. Drª. Juliana Silva Santana
Doutora em Educação
e-mail: juliana.santana@uece.br

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro-colaboradora do Grupo Pró-inclusão – UFC. Desenvolve pesquisas na área da inclusão em educação, dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, alfabetização e letramentos e educação antirracista. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7218143551127362 

 


Mestra Lais Oliveira Leite
Doutoranda University of Eastern Finland 
e-mail: laisoli@uef.f ou lais.oliv@gmail.com

Psicóloga educacional brasileira que estuda e trabalha na Finlândia desde 2016 colaborando com pesquisa e projetos de desenvolvimento educacional com países da América Latina, África e Ásia. Atualmente, está realizando os estudos de doutorado na University of Eastern Finland e trabalhando como consultora educacional e desenvolvedora de negócios para a empresa finlandesa de edtech Eduix.ltd.

Pesquisa de doutorado: Como a agencia profissional de estudantes de pedagogia se desenvolve ao longo da formação inicial de professores: um estudo comparativo entre o Brasil e a Finlândia


Lorena da Rocha Siqueira
Graduação em Pedagogia
e-mail: lorenarsiqueira@gmail.com

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (2018-2022), onde foi bolsista de extensão no Programa “Apoio aos Processos de Subjetivação e Educação Indígena – APSEI” (DEE/FACED/UFC; 2021-2022); membro do Grupo de Estudos em Educação Indígena – GREEI (FACED/UFC; 2021); Bolsista de Iniciação Acadêmica (FACED/UFC; 2018-2019). Membro do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores (www.proinclusao.ufc.br) (FACED/UFC). Tem interesse nas áreas de Educação Indígena, Educação Inclusiva, Educação e Movimentos Sociais, Formação de Professores e Política Educacional. Entre outros interesses também estão os estudos sobre os processos de subjetivação, inclusão e interculturalidade na Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4572451860945459.


Marcela Alexandre Rodrigues Caetano
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
e-mail: profmarcelacaetano@gmail.com

Professora na rede municipal de Fortaleza, mestranda em Educação Brasileira (UFC) .Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UECE). Especialista em Alfabetização e letramento pela Universidade Cândido Mendes . Graduada em Pedagogia (UECE). Membro-Colaboradora do Grupo de Pesquisa PRÓ-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6716024104841860.


Profª. Mestra Maria Simone da Silva
Doutoranda em Educação
e-mail: mariasimone.doze@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – PPGE/UFC. Pesquisadora do Pró Inclusão – UFC. Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFC. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Caucaia.


Adna Lemos de Assis
Bolsista do Programa PREX
e-mail: adnalemos1@gmail.com

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação (FACED) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Bolsista pelo PREX (Pró-Reitoria de Extensão) e integrante do Grupo Pró-Inclusão ( Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores ), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação ( PPGE/UFC).

 


Antônio Emerson Farias da Silva
Bolsista do Programa PREX
E-mail: emerson.farias@alu.ufc.br

Graduando no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista pesquisador no projeto PRÓ-INCLUSÃO – Grupo de Pesquisas Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Deficiência Matriculados no ensino Fundamental das Redes Publicas do Ceará e Formação de Professores. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1950745890737201.


Raquel Costa Araújo
Bolsista PRAE – BIA
e-mail: raquelcostaa@alu.ufc.br

Graduanda no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista pesquisadora no PRÓ-INCLUSÃO – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial, Inclusiva e Alfabetização e pesquisadora das práticas educacionais que envolvem cinema, educação e cineclubes. Lattes: https://lattes.cnpq.br/8906369256828556.


Mirna da Silva Damião
Bolsista PRAE – BIA
e-mail: mirnadamiao@design.ufc.br

Graduanda no curso Design (Gráfico e Produto) na Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista pesquisadora no PRÓ-INCLUSÃO – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial, Inclusiva e Alfabetização e entusiasta no conhecimento e criação de novas ferramentas de inclusão por meio do design.

 

Acessar Ir para o topo