Livros
LUSTOSA, Francisca Geny. Diversidade, diferença e deficiência. (2017)
O livro o tem como expectativa fundamentar as discussões conceituais ligadas à perspectiva inclusiva, com seus textos acadêmicos, ao tempo, em que provoca teórico-metodologicamente à exploração da linguagem cinematográfica e dos elementos que compõem a obra fílmica, conjugada na perspectiva crítica de formação dos sujeitos.
Diversidade, diferença e deficiência – pdf
BATISTA JUNIOR, Jose Ribamar Lopes. Pesquisas em educação inclusiva: questões teóricas e metodológicas. (2016)
A obra traz relatos que demonstram a estreita relação entre concepções e representações sobre a pessoa surda e as práticas adotadas, tanto quanto a triste realidade da insuficiência e fracasso de professores com percepção crítica em razão da falta de letramentos que as capacitem a atuação docente.
Pesquisas em Educação Inclusiva – pdf
PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; ARAUJO, Mariane Andreuzzi de; PAIXÃO, Kátia de Moura Graça; SILVA, Glacielma de Fátima da (Orgs.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. (2018)
Nesta obra, o leitor encontrará reflexões específicas sobre o processo escolar, numa visão de transversalidade, que perpassa todo o processo de escolarização como garantia de aprendizagem para todos, mesmo que sejam necessários recursos diferenciados.
Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. pdf
ANDON, Corina Borri . UN DISPOSITIVO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA
COMPRENDER LAS PRÁCTICAS PROFESIONALES (2013)
Este livro foca no desenvolvimento de instituições inclusivas em Quebec, com um foco especial no papel e nos desafios da educação formal e informal e o estabelecimento de parcerias entre pesquisadores e profissionais neste material.
ATENÇÃO: Arquivo em Francês.
O desenvolvimento-de-instituições-inclusivas-no-contexto-da-diversidade-corina-anadon – pdf
VIEIRA, Roberia; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; PENAFORTE, Selene Maria; e FACCIOLI, Ana Maria. (2016) Politicas de Inclusão Escolar e Estratégias Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado
Este livro é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de formação do Curso de
Especialização em Educação Especial – Formação Continuada de Professores para o Atendimento
Educacional Especializado – AEE.
LEAL, Telma Ferraz (coord.). JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO 2 – ORIENTAÇÕES. Brasilia, (2014)
O presente livro apresenta um conjunto de 10 jogos, construídos a partir do princípio da inclusão. Seu objetivo é que todas as crianças possam se beneficiar desse material e ampliem sua aprendizagem no ciclo de alfabetização.
Caderno de Jogos – Orientações (pdf)
SOUSA, Fernando J. Pires de ; PLAISANCE, Éric ; PIRES, Iêda M. Maia (Orgs.). INCLUSION SOCIALE ET DIVERSITÉ DANS L’ÉDUCATION DÉFIS DU MONDE ACTUEL (2023)
Neste livro, há o desenvolvimento de reflexões sobre a questão da inclusão e diversidade na educação, tendo em vista um conjunto de estratégias individuais, mobilização familiar, coletiva e social, transformação de políticas públicas, condições de trabalho e mudanças reais que contribuam para a justiça e a humanização das interações.
ATENÇÃO: Arquivo em Francês.
INCLUSION SOCIALE ET DIVERSITÉ DANS L’ÉDUCATION DÉFIS DU MONDE ACTUEL
Professor Mendes livros gratuitos sobre educação Inclusiva
Uma série de 11 livros gratuitos que falam sobre a Educação Inclusiva.