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Universidade Federal do Ceará
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A importância da elaboração do Estado da Questão para trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas

Data de publicação: 18 de janeiro de 2021. Categoria: Notícias e Eventos

Olá!

O artigo “Mapeamento de estudos sobre deficiência intelectual, alfabetização e tecnologia: Estado da Questão” publicado no periódico Práxis Educacional (v.16, n.41) apresenta a descrição do processo de construção do Estado da Questão (EQ) baseado no interesse de uma investigação em nível de Doutorado acerca do uso de aplicativos de leitura e escrita na alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual, na área da Educação. O levantamento de busca de estudos nacionais e internacionais foi realizado em periódicos, indexados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio da base de dados SciELO, em periódicos específicos  nacionais da área de educação especial através da website das revistas e nos Anais das Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) mediante a consulta de todas as publicações disponíveis no site, no eixo temático destinado a Educação Especial-GT  15. Desse modo, o mergulho na literatura mapeada propiciou a oportunidade de referenciar uma extensiva quantidade de produções publicadas articulada ao tema ora investigado. Do total de 1644 (100%) estudos consultados, 78 (4,7%) apresentaram indícios de proximidade com o objeto de pesquisa, abordando as temáticas de deficiência intelectual, alfabetização e letramento, tecnologia e/ou aplicativos, revelando o interesse dos pesquisadores por diversos enfoques. Em geral, foram poucos os trabalhos que interligaram as tecnologias às deficiências e/ou transtornos, mais raros ainda aqueles que operaram com dispositivos móveis e aplicativos. Neste ínterim, a busca por desvelar o tema em questão fez emergir, para nós, um campo profícuo em direção a diversos trabalhos/artigos, enveredando-nos por áreas transversais e interdisciplinares (linguística, tecnologia, psicologia, educação, comunicação, educação especial, inclusiva, ciências e saúde). Em síntese, sobressai a importância desse exercício de elaboração do EQ para conhecer “o que foi” e “o que está sendo” produzido por pesquisadores de diversas áreas, além de possibilitar confronto de elaboração própria com os estudos de outros investigadores.

 

Mais informações sobre o artigo, acesse:

Nunes, Camila Almada; Lustosa, Francisca Geny. (2020). MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIA: ESTADO DA QUESTÃO. Práxis Educacional16(41), 708-738. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6480

https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6480

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