gov.br

Grupo de Pesquisa PRÓ-Inclusão

Área do conteúdo

Debate “Direito à diferença – autismo como parte da diversidade humana” no auditório da Faculdade de Educação da UFC

Data de publicação: 17 de abril de 2023. Categoria: Inicio, Notícias e Eventos

#paratodosverem: post de divulgação do evento presencial. Na parte superior temos o slogan da campanha em caixa alta na cor vermelha "O Autismo não é azul, é de todas as cores." Embaixo do slogan várias imagens de pessoas sorrindo com diferentes características, além de roupas e flores coloridas.  Primeiro uma idosa, depois uma criança negra, um mulher gordinha, um homem negro com cabelo afro comprido, uma mulher negra com cabelo afro e um idoso com barba branca representando a diversidade humana.

No centro do post em caixa alta e na cor vermelha escrito "Evento Presencial" seguido da temática "Direito à diferença: autismo como parte da diversidade humana". Mais embaixo as fotos de todos os participantes do evento que está escrito no texto do post.

Na parte inferior da imagem a logo da Abraça, do Pró-Inclusão, da Casa da Esperança, Neurodivergentes e Plurissaberes

A Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) em parceria com o Pró-Inclusão, o coletivo Neurodivergentes e a Casa da Esperança convidam a todos os interessados para o debate. O evento é uma ação da campanha “O autismo não é azul, é de todas as cores” criada para conscientizar a população sobre as diferentes manifestações do autismo, sem reforçar estereótipos.

No dia teremos a abertura com as falas da professora Dra. Geny Lustosa (coordenadora do Pró-Inclusão/UFC), Fátima Dourado (psiquiatra, fundadora e diretora clínica da Casa da Esperança, fundadora e primeira presidenta da ABRAÇA) e Alexandre Mapurunga (autista, mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC e diretor técnico da Abraça).

A mediação será realizada por Celiane Oliveira, autista, advogada, bacharel em Direito (UFC), pós-graduanda de Terapias Tradicionais Chinesas/Acupuntura (UECE), profissional de TI, ativista pela neurodiversidade, membro da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) e terá como debatedores:

👤Lucas Sampaio Maia – autista, professor licenciado em história, militante dos direitos humanos das pessoas com deficiência, membro e coordenador estadual da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CEDEF/CE).
👤Darlla Santos – autista, 36 anos, Pedagoga, Mestra em Educação. Professora na Prefeitura Municipal de Fortaleza.
👤Sávio Mota, 37 anos, autista e pai de criança autista, CODA (filho ouvinte de pais surdos), jornalista e servidor público municipal. Hoje atua pela Escola do Parlamento de Fortaleza (EPFor/CMFor).
👤Pedro Emmanuel Maia de Moura – 25 anos, autista, filósofo e músico.

Este é o primeiro de quatro eventos que vamos realizar em parceria com a Associação. Não fique de fora!

🏛️ Local: Auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação da UFC
📅 Data: 18/04/2023
🕖 Horário: 19h
📌 Endereço: R. Marechal Deodoro, 750 – Benfica – Fortaleza (CE)

Contamos com a presença de todos vocês!!