Necessário, potente, transformador! Essas são palavras que podem muito bem definir o evento “Direito à diferença: autismo como parte da diversidade humana”.

Data de publicação: 20 de abril de 2023. Categoria: Notícias e Eventos

Necessário, potente, transformador! #paratodosverem: imagem com fundo branco. No canto inferior direito as logos do Pró-Inclusão, Abraça, Plurissaberes, Casa da Esperança, Neurodivergente e NEED. No centro, três imagens na horizontal de momentos do evento. A de cima e do meio são os palestrantes com alguns membros da equipe do Pró-Inclusão pousando para a foto. Na imagem seguinte, os 5 palestrantes durante a exposição à mesa. Essas são palavras que podem muito bem definir o evento que ocorreu no auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação da UFC.

Sabe aquele lema “Nada sobre nós, sem nós”? Pois bem, ontem o colocamos em prática ao realizar um evento no qual a mesa era totalmente composta por pessoas de dentro do espectro autista.

Os papéis se inverteram. Os pesquisadores, professores, formadores, estudantes de licenciatura em vez de palestrantes, tornaram-se platéia/espectadores e aprenderam um pouco mais sobre os direitos e as necessidades das pessoas autistas.

Celiane, Lucas, Sávio, Pedro Emanuel e Darla trouxeram um pouco da sua história de vida, destacando as situações capacitistas vivenciadas e como elas poderiam ser evitadas se seus direitos fossem respeitados.

Destacaram que para que isso aconteça é necessário o olhar individualizado, a quebra de estereótipos e principalmente, ouvi-los.

E aqui fica o nosso pedido, que mais pessoas autistas encontrem espaço de fala nas diferentes instâncias sociais para que as pessoas compreendam as necessidades de quem vive no espectro e assim, possam respeitá-las lutando lado a lado pela garantia dos seus direitos.

Que outra palavra você usaria para definir o evento de ontem?
Deixa nos comentários!