Oficina “Capacitismo no Contexto Escolar Inclusivo”, de Alexandre Mapurunga e Prof.ª Dr.ª Geny Lustosa

Data de publicação: 16 de junho de 2023. Categoria: cursos de extensão moodle

No dia 02 de maio, aconteceu a apresentação da pesquisa de mestrado do pesquisador Alexandre Mapurunga, intitulada “Compreendendo o capacitismo: como a escola identifica e lida com o preconceito sistemático que afeta as pessoas com deficiência” e orientada pela Prof.ª Dr.ª Geny Lustosa. A apresentação foi voltada para representantes de organizações das pessoas com deficiência que atuam na defesa da educação inclusiva.

Foi um momento rico onde se debateu conceitos relativos à pesquisa emancipatória, modelo social da deficiência e educação inclusiva. A perspectiva emancipatória assegura um processo de colaboração que envolve reciprocidade e empoderamento dos participantes. Sendo assim, nessa perspectiva, a participação dos movimentos de pessoas com deficiência e suas famílias favorece a pesquisa, ao mesmo tempo que amplia as possibilidades de atuação das organizações.

Além da apresentação, foi realizada uma ação formativa sobre esses conceitos. A oficina “Capacitismo no Contexto Escolar Inclusivo”,  conduzida pelo mestrando Alexandre Mapurunga, sob a orientação da professora doutora Geny Lustosa e com apoio do Grupo Pró-Inclusão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), visou refletir sobre o capacitismo e está direcionada a professores, profissionais da educação, alunos, ativistas da educação inclusiva e membros de organizações de pessoas com deficiência.

Essa oficina foi realizada de forma online, através do Google Meet e todo o seu conteúdo foi gravado e disponibilizado na plataforma Moodle do Grupo Pró-Inclusão.

Acesse aqui.