Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa PRÓ-Inclusão

Área do conteúdo

Artigos

MAPEAMENTO DE ARTIGOS PARA ESTUDOS E PESQUISAS

 

Disneylândia Maria Ribeiro

A escola regular e os desafios da inclusã – CONEDU

Abordagens das Práticas Educacionais da Criança com Autismo – SETEPE

Barreiras Atitudinais e Formação de Professores – CONEDU

Barreiras Atitudinais – Publicação Práxis Educacional

Educacao-inclusiva-para-todos-ou-para-cada-um

Indivíduos-com-altas-habilidades-superdotação-clarificando-conceitos,-desfazendo-ideias-errôneas

 Narrativas de professores sobre TDAH: um estudo de caso coletivo

Reflexões sobre a inclusão de uma criança com diagnostico de autismo

Atividades linguísticas e cognitivas para alunos com deficiência intelectual: proposta metodológica na inclusão escolar

INCLUSÃO ESCOLAR: MARCOS LEGAIS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E POSSIBILIDADE DE SUCESSO ESCOLAR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 


Francisca Geny Lustosa

Práticas de leitura e escrita em sala de aula inclusiva

Circulação mundial dos pressupostos éticos legais e pedagógicos

As distintas faces da diferença

 


Francisca Geny Lustosa e Disneylândia Maria Ribeiro

INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXIGÊNCIAS DE RECONFIGURAÇÃO DE SABERES, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

 


Everton Nery Carneiro

Pessoas com deficiência: perspectivas histórico teológica

 


Simone Karine da Costa Mesquita, Rejane Millions Viana Meneses e Déborah Karollyne Ribeiro Ramos 

Metodologias ativas de ensino\aprendizagem: Dificuldades de docentes de um curso de enfermagem

 


Gislaine Semcovici Nozi e Celia Regina Vitaliano

Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

 


Disneylândia Maria Ribeiro, Maria Simone da Silva e Francisca Geny Lustosa

OS SABERES QUE MOBILIZAM AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA: REFLEXÃO SITUADA EM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

 


Camila Almada Nunes e Francisca Geny Lustosa

EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB OLHAR DE TEÓRICOS INTERNACIONAIS;

REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIA: ESTADO DA QUESTÃO

 


Juliana Silva Santana e Francisca Geny Lustosa

SABERES-PRÁTICAS SOBRE ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A REINSTAURAÇÃO DA QUERELA DOS MÉTODOS DE ENSINO: PREMISSAS DE UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO OU DE EXCLUSÃO ESCOLAR?

INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS NA APRENDIZAGEM

 

Acessar Ir para o topo