Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa PRÓ-Inclusão

Área do conteúdo

Dissertações

MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UFC NA LINHA DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA-LIDELEC

 

Base de dados

 Teses e Dissertações 2000-2016

 


Publicação de dissertações

Disneylândia Maria Ribeiro

BARREIRAS ATITUDINAIS: OBSTÁCULOS E DESAFIOS À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Francisca Geny Lustosa

CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA MENTAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: contexto que nega e evidencia a diversidade

 Adelaide de Sousa Oliveira Neta 

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

 


Orientação de dissertações

Profª. Dra. Adriana Leite Limaverde Gomes

A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E A EXPERIÊNCIA NO PIBID EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UFC

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC): CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE PROFESSORAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA

AS CONCEPÇÕES DE LEITURA DE CRIANÇAS E SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA

REVISÃO E REESCRITA DE TEXTOS PRODUZIDOS POR MEIO DO SISTEMA SCALA WEB POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INCLUÍDOS EM SALA DE AULA COMUM

 

Prof.ª Dr.ª Ana Maria Monte Coelho Frota

“TIA, DEIXA EU FALAR!” OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA À RODA DE CONVERSA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

O CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E SIGNIFICADOS

“O CRAVO BRIGOU COM A ROSA”: AFETOS E ATOS AGRESSIVOS NAS INTERAÇÕES DAS PROFESSORAS COM AS CRIANÇAS EM UMA PRÉESCOLA PÚBLICA

AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS BEBÊS NAS PRÁTICAS COTIDIANAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DE UMA CRECHE MUNICIPAL

 

Profa. Dra. Ana Paula de Medeiros Ribeiro

EXPLORANDO ARTES SEQUENCIAIS: AS PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO COM QUADRINHOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGAÇÕES SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO

FORMAÇÃO DO LEITOR: DESAFIO À PRÁTICA DOCENTE E À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

Profª. Drª. Maria de Fátima Vasconcelos da Costa

NARRAÇÃO E IMAGINAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA ATRAVÉS DO ROLE PLAYING GAME

A IMAGEM COMO BRINQUEDO: A RELAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E DESENHOS ANIMADOS À LUZ DA DIVISÃO DE GÊNERO

IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL EM CONTEXTO LÚDICO: UM JOGO DE CARTAS MARCADAS?

CULTURA LÚDICA DOCENTE EM JOGO: NOS RECÔNDITOS DA MEMÓRIA

BOI JUVENTUDE E O FOLCLORE DO BUMBA MEU BOI NO GRANDE PIRAMBU

A CRIANÇA E OS ARTEFATOS LÚDICOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DA CULTURA LÚDICA DA RUA

MUSEU E ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O ESPAÇO MUSEOLÓGICO

 

Prof. Dr. Messias Holanda Dieb

REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA NA INFÂNCIA TAPEBA: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO CULTURAL DESSA ETNIA

O USO DOS JOGOS DIDÁTICOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM TURMAS DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA

O PROCESSO E O PRODUTO EDITORIAL DE UM JORNAL ESCOLAR IMPRESSO: INVESTIGAÇÃO ACERCA DO LETRAMENTO JORNALÍSTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Profª. Rita Vieira de Figueiredo, PhD

A INCLUSAO ESCOLAR NA EDUCAÇÕ INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

A MUDANÇA DA APAE DE MARANGUAPE-CE FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM O ALUNO QUE APRESENTA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O LÚDICO, AS ATIVIDADES ESCOLARES E A AFETIVIDADE COMO ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA O BEM-ESTAR E A PERMANÊNCIA DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR

JORNAL ESCOLAR COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA LÍNGUA ESCRITA

A INCLUSAO ESCOLAR NA EDUCAÇÕ INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

 

Profª. Drª. Rosimeire Costa de Andrade Cruz

A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM MUNICÍPIO DO CEARÁ

AS CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CURRÍCULO PARA BEBÊS NO CONTEXTO DA CRECHE: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS

 

Profª. Drª. Sílvia Helena Vieira Cruz

Qualidade na educação infantil: o olhar da criança sobre a pré-escola

A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DE CRECHES MUNICIPAIS DE FORTALEZA

AS CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS, PROFESSORA E COORDENADORA PEDAGÓGICA SOBRE O RECREIO COMO ATIVIDADE DA ROTINA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE FORTALEZA

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE FORTALEZA

 

Prof.ª Dr.ª Sylvie Delacours Lins

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO? Literatura Infantil e Oralidade

SIGNIFICADOS E DIMENSÕES DA LEITURA – ESCRITA NO CONTEXTO FAMILIAR DE CRIANÇAS DE SEIS A SETE ANOS

DIFICULDADES NA LEITURA E AUTOCONCEITO INFANTIL

PROCESSOS METACOGNITIVOS IMPLICADOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SABERES DOS CONCLUDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA – UFC (2013.2) SOBRE DISLEXIA

A CRIANÇA NA ESCOLA OS SENTIDOS DA ESCOLARIZAÇÃO PARA ALUNOS TIDOS COMO “PROBLEMÁTICOS”

ENTRE O ESTÁVEL E O FORTUITO: A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E AS ROTINAS PEDAGÓGICAS EM ALFABETIZAÇÃO

PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA DIVERSIDADE DA SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo