Dissertações
MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UFC NA LINHA DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA-LIDELEC
Base de dados
Teses e Dissertações 2000-2016
Publicação de dissertações
Disneylândia Maria Ribeiro
BARREIRAS ATITUDINAIS: OBSTÁCULOS E DESAFIOS À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Francisca Geny Lustosa
CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA MENTAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: contexto que nega e evidencia a diversidade
Adelaide de Sousa Oliveira Neta
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Orientação de dissertações
Profª. Dra. Adriana Leite Limaverde Gomes
A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E A EXPERIÊNCIA NO PIBID EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UFC
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC): CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE PROFESSORAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA
AS CONCEPÇÕES DE LEITURA DE CRIANÇAS E SUA RELAÇÃO COM O LETRAMENTO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA
REVISÃO E REESCRITA DE TEXTOS PRODUZIDOS POR MEIO DO SISTEMA SCALA WEB POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INCLUÍDOS EM SALA DE AULA COMUM
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Monte Coelho Frota
“TIA, DEIXA EU FALAR!” OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA À RODA DE CONVERSA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
O CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E SIGNIFICADOS
“O CRAVO BRIGOU COM A ROSA”: AFETOS E ATOS AGRESSIVOS NAS INTERAÇÕES DAS PROFESSORAS COM AS CRIANÇAS EM UMA PRÉESCOLA PÚBLICA
AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS BEBÊS NAS PRÁTICAS COTIDIANAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DE UMA CRECHE MUNICIPAL
Profa. Dra. Ana Paula de Medeiros Ribeiro
EXPLORANDO ARTES SEQUENCIAIS: AS PRÁTICAS DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO COM QUADRINHOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGAÇÕES SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO
FORMAÇÃO DO LEITOR: DESAFIO À PRÁTICA DOCENTE E À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Profª. Drª. Maria de Fátima Vasconcelos da Costa
NARRAÇÃO E IMAGINAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA ATRAVÉS DO ROLE PLAYING GAME
A IMAGEM COMO BRINQUEDO: A RELAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E DESENHOS ANIMADOS À LUZ DA DIVISÃO DE GÊNERO
IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL EM CONTEXTO LÚDICO: UM JOGO DE CARTAS MARCADAS?
CULTURA LÚDICA DOCENTE EM JOGO: NOS RECÔNDITOS DA MEMÓRIA
BOI JUVENTUDE E O FOLCLORE DO BUMBA MEU BOI NO GRANDE PIRAMBU
A CRIANÇA E OS ARTEFATOS LÚDICOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DA CULTURA LÚDICA DA RUA
MUSEU E ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O ESPAÇO MUSEOLÓGICO
Prof. Dr. Messias Holanda Dieb
REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA NA INFÂNCIA TAPEBA: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO CULTURAL DESSA ETNIA
O USO DOS JOGOS DIDÁTICOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM TURMAS DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA
O PROCESSO E O PRODUTO EDITORIAL DE UM JORNAL ESCOLAR IMPRESSO: INVESTIGAÇÃO ACERCA DO LETRAMENTO JORNALÍSTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profª. Rita Vieira de Figueiredo, PhD
A INCLUSAO ESCOLAR NA EDUCAÇÕ INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
A MUDANÇA DA APAE DE MARANGUAPE-CE FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM O ALUNO QUE APRESENTA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
O LÚDICO, AS ATIVIDADES ESCOLARES E A AFETIVIDADE COMO ELEMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA O BEM-ESTAR E A PERMANÊNCIA DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
JORNAL ESCOLAR COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA LÍNGUA ESCRITA
A INCLUSAO ESCOLAR NA EDUCAÇÕ INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Profª. Drª. Rosimeire Costa de Andrade Cruz
A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM MUNICÍPIO DO CEARÁ
AS CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CURRÍCULO PARA BEBÊS NO CONTEXTO DA CRECHE: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS
Profª. Drª. Sílvia Helena Vieira Cruz
Qualidade na educação infantil: o olhar da criança sobre a pré-escola
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DE CRECHES MUNICIPAIS DE FORTALEZA
AS CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS, PROFESSORA E COORDENADORA PEDAGÓGICA SOBRE O RECREIO COMO ATIVIDADE DA ROTINA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE FORTALEZA
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE FORTALEZA
Prof.ª Dr.ª Sylvie Delacours Lins
QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO? Literatura Infantil e Oralidade
SIGNIFICADOS E DIMENSÕES DA LEITURA – ESCRITA NO CONTEXTO FAMILIAR DE CRIANÇAS DE SEIS A SETE ANOS
DIFICULDADES NA LEITURA E AUTOCONCEITO INFANTIL
PROCESSOS METACOGNITIVOS IMPLICADOS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SABERES DOS CONCLUDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA – UFC (2013.2) SOBRE DISLEXIA
A CRIANÇA NA ESCOLA OS SENTIDOS DA ESCOLARIZAÇÃO PARA ALUNOS TIDOS COMO “PROBLEMÁTICOS”
ENTRE O ESTÁVEL E O FORTUITO: A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E AS ROTINAS PEDAGÓGICAS EM ALFABETIZAÇÃO
PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA DIVERSIDADE DA SALA DE AULA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES